A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, promoveu um acolhimento coletivo a novas famílias cadastradas no programa federal Bolsa Família no município. Mais de 60 pessoas, pertencentes a cerca de 40 núcleos familiares, participaram da integração promovida no auditório da Câmara de Vereadores na sexta-feira, dia 22.
O secretário de Assistência Social e Habitação, Filipe Ponchielli dos Reis, agradeceu ao grande número de pessoas presentes no encontro. Em sua fala, explicou que os trabalhos de assistência social em Ibirama prezam pelo respeito à autonomia e pelo fortalecimento dos usuários como indivíduos e cidadãos. Dessa forma, saudou o interesse das famílias em se manterem engajadas no conhecimento e acesso a seus direitos.
"O direito a benefícios e atendimentos, quando se está enquadrado às regras, é inquestionável. Eles devem ser acessados sem ter vergonha, pois o direito a renda é um direito garantido pelo Estado, assim como acontece com saúde ou educação", colocou.
O acolhimento trouxe orientações técnicas relacionadas ao andamento do programa, além de informações e reflexões sobre direitos e deveres dos beneficiários. Os trabalhos foram coordenados pela assistente social Tatiane Lasta e pela técnica Sandra Bachmann.
Em destaque, foram abordados os diferentes aspectos de contribuição do Bolsa Família à economia e à qualidade de vida da população, como a independência financeira e o nivelamento da renda, principalmente no caso de famílias chefiadas por mulheres. Também foi frisada a importância da obrigatoriedade de crianças e adolescentes frequentarem a escola, como meio de transformação da realidade nacional.
Ao final do encontro, os participantes ainda responderam a uma pequisa. Por meio de um questionário, foi proposto o mapeamento das vulnerabilidades das famílias cadastradas, assim como uma avaliação dos serviços de políticas sociais prestados no município. Os resultados auxiliarão na formulação de um relatório de vigilância socioassistencial e na renovação de estratégias.
Texto: Denisse Lopes - Jornalista SC 02841-JP
Fotos: Julia Brigida
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama