A rede municipal de ensino de Ibirama apresentou evolução no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em relação à última avaliação, realizada em 2015. Os dados foram apresentados pelo Ministério da Educação nesta terça-feira, 4. Conforme o levantamento, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o índice no município subiu de 6,0 para 6,1 em 2017, ultrapassando a projeção para o ano, que era de 5,8.
O prefeito Adriano Poffo afirmou que a evolução é resultado da atenção dada pela administração municipal à educação. “Investimos na construção de novas escolas, em melhorias nas estruturas existentes e também na capacitação dos professores. Não tenho dúvida que esta avaliação positiva será crescente nos próximos anos”, pontuou.
Em relação ao resultado, a secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, Marilene Collet Krause, explica que o município já alcançou a projeção para 2019, de 6,1. “Apesar da nossa evolução não ter sido tão expressiva, mostra que estamos no caminho certo. A tendência é que em 2019 esse índice suba ainda mais, refletindo o trabalho que estamos realizando desde o ano passado”, afirmou.
Entre as escolas municipais de Ibirama que foram avaliadas, destaque para a Escola Municipal Caminho da Estação, no Centro, onde o IDEB subiu de 5,4 em 2015 para 6,2 em 2017. Já na Escola Municipal Tancredo Neves, no bairro São Miguel, o índice de 2017 foi de 5,6 - maior que o 5,2 mensurado em 2015. Por sua vez, na Escola Municipal Christa Sedlacek, no bairro Ponto Chic, o índice subiu de 6,2 em 2015 para 6,5 em 2017.
O que é o IDEB
O IDEB foi criado em 2007 para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para o ensino. O índice funciona como um indicador que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. O IDEB é aplicado a cada dois anos por meio de provas de português e matemática, e também pelas taxas de aprovação, reprovação e evasão escolar.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP
Fotos: Denisse Lopes - Jornalista SC 02841-JP