(47) 3357 8500

Ibirama é o primeiro município do Alto Vale a emitir Certidão de Regularização Fundiária

06/12/2018 09:52

Foi realizado na manhã desta quinta-feira, 6, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ibirama, o ato de assinatura da primeira Certidão de Regularização Fundiária (CRF), que propiciará a três famílias residentes no Centro de Ibirama, a posse definitiva de seus imóveis.

 

A regularização fundiária consiste no conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à incorporação dos núcleos urbanos ao ordenamento territorial. Também é um instrumento para promoção da cidadania, devendo ser articulada com outras políticas públicas.

 

O trabalho foi realizado pela Secretaria de Assistência Social e Habitação de Ibirama, por meio do programa municipal de regularização fundiária “Minha Terra’’, que proporciona aos moradores de imóveis irregulares orientação, apoio técnico e jurídico nas ações de regularização dos imóveis.

 

De acordo com o secretário de Assistência Social e Habitação do município e presidente da Comissão de Regularização Fundiária (Reurb), Filipe Ponchielli dos Reis, o trabalho de regularização fundiária proporciona benefícios à família e também ao município. “As pessoas que conquistaram o título da propriedade terão moradia digna e qualidade de vida, além de segurança nas futuras transferências dos imóveis realizados em cartório, possibilidade de adquirir crédito bancário, inscrições em programas sociais, fornecimento regular de energia elétrica, água e rede de esgoto”, afirmou.

 

Em relação aos benefícios ao município, a regularização fundiária propicia dinamização da economia, aumento da receita com impostos e tributos municiais, crescimento urbano ordenado e melhoria da infraestrutura.

 

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, garantiu que este trabalho será contínuo no município. “É um motivo de satisfação e muito orgulho, ser o primeiro prefeito do Alto Vale a assinar uma CRF. Agradeço toda a equipe pelo trabalho e parabenizo as famílias, que terão uma vida mais digna e segurança jurídica na posse desses imóveis”, finalizou.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Download das fotos em alta resolução
Carregando