Foi finalizado o documento debatido durante a 5ª Conferência Municipal de Saúde e que será apresentado na etapa estadual, que ocorrerá entre os dias 16 de abril e 15 de julho, sem data e local definidos, onde posteriormente, será discutido em Etapa Nacional. A conferência foi realizada em Ibirama, no dia 20 de março, no salão da Comunidade Evangélica Luterana.
No eixo I, que abordou a saúde como direito, foi proposta melhorias na rede de água e esgoto no município, considerando o direito a saúde e ao meio ambiente. Outra proposta é de aumentar o acesso às consultas de especialidades e procedimentos de média e alta complexidade.
Na consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), definido no eixo II, ficou definido que se deve ampliar o conhecimento da população, por meio de lideranças comunitárias, escolas, e conselhos municipais, por meio da realização de fóruns sobre o funcionamento do SUS em sua totalidade, para efetivar a participação social no sistema. Também definiu-se como prioridade a implantação e execução das redes de atenção à saúde.
Já no teceiro e último eixo, que aborda o financiamento adequado e suficiente para o SUS, ficou definido que deve-se corrigir o subfinanciamento do sistema, com atualização da tabela e parâmetros definidos de procedimento especializados por habitante, como também, definir um percentual mínimo de gastos com saúde para o governo federal, não permitindo a desvinculação orçamentária das três esferas.
Os delegados que foram selecionados para paricipar da Etapa Estadual são Gabriela Romão dos Reis Silva, delegada da administração municipal, Maria Clara de Borba Freitas, que representará os trabalhadores da área da saúde, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cristov Kaiser, que representará os usuários do SUS junto com a educadora Elvira Schulze Mannchen.
Além da discussão dos eixos, durante a Conferência Municipal de Saúde foram ministradas duas palestras, com o professor e Doutor, Marino Luiz Eyerkaufer e com a enfermeira Ângela Maria Blatt Ortiga, ambos professores da Udesc de Ibirama, que abordaram o tema central da conferência, Democracia e Saúde.
A conferência teve 3 eixos temáticos principais, os quais os grupos foram divididos. As discussões nos grupos levantaram 2 propostas de cada eixo para serem apresentadas na etapa da conferência estadual, que ocorrerá entre as datas de 16 de abril a 15 de Julho (ainda a definir o dia certo) e se escolhidas as propostas e/ou delegados, será levado para a Etapa Nacional.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP