A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, informa que foi confirmado pelo Instituto Carlos Chagas (ICC) – Fiocruz do Paraná o diagnóstico laboratorial de febre amarela para o óbito de um paciente de 36 anos, residente em Joinville, ocorrido no último dia 12 de março de 2019. Santa Catarina não registrava casos de febre amarela em humanos desde 1966. O paciente não tinha registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).
Para evitar que o problema chegue à Ibirama, desde o dia 9 de março (sábado), quando foi realizado o Dia “D” contra Febre Amarela, com abertura das Unidades Básicas de Saúde que possuem Sala de Vacina, a Secretaria de Saúde de Ibirama intensifica o trabalho de imunização também nas empresas do município.
A imunização proativa dentro das empresas iniciou em 14 de fevereiro, mas até quarta-feira, 27, apenas 309 pessoas receberam a vacina, sendo que no Dia “D”, apenas 634 pessoas procuraram pelo atendimento. “A Secretaria de Saúde está totalmente à disposição para atender a população. Precisamos que todos cumpram seu papel, para que possamos juntos vencer a batalha contra a Febre Amarela”, revelou a secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen.
Devem ser vacinadas as pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos. A imunização não é recomendada para gestantes, pessoas em tratamento médico e mulheres que amamentam bebês com menos de nove meses. Para os idosos com idade superior a sessenta anos, a dose deve ser aplicada sob prescrição médica.
As empresas interessadas em agendar a visita da equipe da Secretaria de Saúde para imunização dos funcionários, deve entrar em contato com a servidora Ana Paula Cardoso, por meio do telefone 3357-8612, e agendar a visita.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP