(47) 3357 8500

Secretaria de Saúde e NASF iniciam projeto de emagrecimento saudável

04/04/2019 13:29

O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), de Ibirama, iniciou nesta quarta-feira, 3, mais uma edição do Projeto Municipal EmagreSER – Ibirama, que utiliza uma abordagem psicoterápica e também a terapia cognitivo comportamental (TCC), com objetivo de proporcionar aos participantes uma reprogramação mental, criando um novo pensamento referente a alimentação saudável. O primeiro bairro atendido no município é o Ponto Chic, mas a expectativa da equipe multidisciplinar é levar a proposta para outras localidades do município.

 

Uma das coordenadoras do projeto, a nutricionista Paula Manoela Nienkoetter da Silva, explica que ainda há vagas disponíveis para participar do grupo correspondente a Unidade Básica de Saúde do Ponto Chic. “As pessoas interessadas ainda podem entrar no grupo até quarta-feira, 10 de abril, após está data não é interessante, pois interfere no aprendizado”, explica.

 

O projeto EmagreSER - Ibirama é composto por seis encontros, e os participantes devem comparecer a todos, para assim ter um seguimento de aprendizado. As orientações são repassadas por uma equipe multidisciplinar, formada por nutricionista, psicóloga, fonoaudióloga, fisioterapeuta, farmacêutica e enfermeira, e em cada encontro é abordado uma tema diferente.

 

No primeiro encontro, as pautas abordadas foram: “Decifrando os alimentos ultraprocessados”, explanada pela nutricionista Paula Manoela e “A Terapia Cognitiva Comportamental como Importante Aliada no Processo de Emagrecimento”, exposta pela Psicóloga Izadora França Wiese.

 

 

Você também pode participar

 

Conforme calendário do NASF para 2019, serão seis grupos do Projeto EmagreSER – Ibirama. O próximo grupo será iniciado no dia 22 de maio, no bairro Progresso. As vagas são limitadas para 15 pessoas, e os interessados podem entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde do bairro.

 

Os encontros são as quartas-feiras a tarde, a partir das 14h. Cada encontro tem duração de cerca de 1h e 30min.

 

A nutricionista explica que no município foi verificada a existência de diversos casos de obesidade, bem como doenças crônicas como diabetes, pressão alta, dislipidemias, e constatou-se a necessidade de intervir através de atividades de promoção a saúde, alertando assim a população sobre as consequências da obesidade e mostrando o porquê da importância de apresentar um estilo de vida saudável. “Um estilo de vida saudável não está somente atrelado a bons hábitos alimentares e atividade física, mas também a uma boa saúde mental”, argumentou.

 

Podem participar tanto mulheres quanto homens, os quais estão interessados em mudar o seu estilo de vida, sendo o alvo do Projeto o emagrecimento de forma saudável.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Divulgação

Download das fotos em alta resolução
Carregando