(47) 3357 8500

Projeto Ver e Viver oportuniza melhor rendimento escolar em Ibirama

20/08/2019 09:04

Será realizado na noite desta quarta-feira, 21, na Sociedade Recreativa União, o ato de entrega de 140 óculos de graus para os alunos da rede municipal de ensino de Ibirama. A iniciativa faz pate do Projeto Ver e Viver, desenvolvido pela empresa Pré-vale Pré-moldados de Concreto, em parceria com a Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Educação.

 

O objetivo do Projeto é dar oportunidade às crianças de terem um melhor rendimento escolar, sendo que após a entrega dos óculos, os beneficiados serão monitorados para que os progressos no aprendizado possam ser analisados.

 

A primeira etapa do Projeto Ver e Viver iniciou em maio, onde os professore da rede municipal de ensino receberam uma capacitação que possibilitou a triagem de alunos com sintomas de problemas visuais, os quais foram encaminhados para exames. Ao todo, 1.349 alunos da educação básica, de seis escolas da rede, foram avaliados. Destes, 283 foram encaminhadas para consultas oftalmológicas com médicos especialistas em Rio do Sul, no Instituto de Olhos do Alto Vale. As consultas tiveram início em junho e os alunos receberam transporte, alimentação, todo o apoio pedagógico e médico necessário.

 

 

A escolha dos óculos

 

Com a finalização das avaliações médicas, 140 alunos foram diagnosticados com problemas de visão e puderam fazer a escolha dos óculos. A ótica fornecedora se deslocou até as escolas, levando dezenas de opções de óculos e dando ainda a oportunidade de os pais acompanharem a escolha.

 

A mãe de um dos alunos, Claudinéia Aparecida dos Santos, avaliou como positiva a ação. “O futuro e uma criança depende da visão. É a visão que vai fazer com que a criança leia, que tenha alegria com leitura e é isso que vai fazer com que ela evolua. Sou testemunha viva disso, eu tinha dificuldades na escola porque minha mãe não percebeu minha dificuldade de enxergar, e era isso que me comprometia, então é muito importante saber que com o Projeto está se dando atenção aos nossos filhos”, afirmou.

 

A diretora da Escola Municipal Nova Stettin, Valdenice Silva, disse que o Projeto vai oportunizar um melhor desenvolvimento educacional para as crianças. “Enquanto educadora e gestora de escola, pude perceber a grande importância que se tem na detecção de problemas visuais de crianças e adolescentes e na solução destes problemas”, afirmou.

 

 

Sobre o Projeto Ver e Viver

 

O programa é uma realização da Pré-vale Pré-moldados de Concreto, com apoio da Fundação ArcelorMittal, Comercial Daclande, Instituto de Olhos do Alto Vale e Prefeitura de Ibirama, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, e busca detectar e tratar problemas visuais em alunos da educação básica da rede municipal de ensino.

 

Com informações:

Assessoria de Comunicação - Pré-Vale Pré-moldados de Concreto

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Pré-Vale Pré-moldados de Concreto

Download das fotos em alta resolução
Carregando