(47) 3357 8500

Prefeito de Ibirama recebe Prêmio Amigo da Cultura

26/08/2019 08:11

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, foi agraciado na tarde de quinta-feira, 22, com o Prêmio de Prefeito Amigo da Cultura. A honraria foi concedida durante o 1º Fórum Regional de Cultura, realizado em Trombudo Central pelo Colegiado de Cultura da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi).

 

O prêmio foi definido com base em diagnóstico do setor cultural dos municípios, onde foram observados critérios como adesão ao Sistema Nacional de Cultura, existência de um Sistema Municipal de Cultura, existência de um órgão gestor exclusivo para a área na estrutura administrativa municipal, formação de um Conselho Municipal de Cultura, como também, existência de escolas de Música, Artes Visuais, Museu Municipal, Biblioteca Municipal e frequência dos representantes municipais nas reuniões do Colegiado.

 

Poffo parabenizou a prefeita anfitriã do evento, Geovana Gessner, e agradeceu o prêmio, que foi dedicado aos servidores da área em Ibirama. “Um povo sem cultura é um povo sem história. Quero parabenizar a Amavi pela realização do evento, e a nossos servidores, que tanto se dedicam para que esta área esteja cada vez mais em evidência em nossa cidade”, destacou.

 

Ainda, o prefeito lembrou que o evento é um teste para o Fórum Catarinense de Cultura, que será realizado no ano que vem, em Ibirama. “A data ainda não está definida, mas, sabemos que na primeira quinzena de maio de 2020, Ibirama será protagonista na Cultura de toda Santa Catarina”, comemorou.

 

 

Mesa redonda

 

Durante o Fórum, o especialista em Cultura de Ibirama, Dirceu Leite, conduziu uma mesa redonda que contou com a presença da presidente do Conselho Municipal de Cultura de Ibirama, Viviane Regina Caliskevstz, da presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Ana Lúcia Coutinho e da representante da Frente Parlamentar de Apoio e Incentivo à Cultura, deputada estadual Ana Paula da Silva.

 

Questionada sobre as ações da FCC para desenvolvimento do setor cultural em Santa Catarina, a presidente afirmou que o Estado deve honrar os investimentos realizados por meio do Prêmio Elisabeth Anderle de Incentivo à Cultura, que conta com recursos estaduais e federais, como também, garantir a participação popular no Conselho Estadual de Cultura. “Hoje é 22 de agosto, Dia do Folclore. É dia de nos perguntarmos, qual cultura queremos para nosso estado? Precisamos regionalizar as ações e trabalhar diretamente com os prefeitos as peculiaridades culturais de cada município, dando maior evidência ao setor”, finalizou.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Download das fotos em alta resolução
Carregando