Conhecida pelos belos panoramas e uma natureza exuberante, que propicia a prática de esportes radicais e de aventura, Ibirama recebeu o certificado que garante a permanência do município no Mapa do Turismo Brasileiro, sendo que a primeira certificação ocorreu em 2017.
A certificação é uma maneira de comprovar que o município faz parte do rol de 3.285 destinos brasileiros que trabalham o Turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de empregos e renda.
De acordo com o diretor de Turismo de Ibirama, Norberto Weinrich, o Neco, uma das vantagens de se obter o documento diz respeito à priorização de investimentos federais destinados ao turismo dos municípios. “Com a certificação, teremos maior facilidade de acessar recursos federais para realização de investimentos, pois a certificação comprova o engajamento do município no setor", afirmou.
O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, comemorou a permanência do município no mapa, e afirmou que o Turismo deverá se tornar um dos principais alicerces da economia no município. "A natureza que embeleza nossas localidades do interior, a arquitetura enxaimel e o ambiente propício para a prática de esportes radicais e de aventura, credencia Ibirama a ser uma das principais cidades turísticas de nossa região", pontuou.
Ferramenta de gestão
O Mapa do Turismo é um instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas. É ele que define o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística de cada município.
As cidades que o compõem atualmente foram indicadas por órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios construídos em conjunto com o Ministério do Turismo, como, ter o Conselho de Turismo constituído.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP