Um desejo de mais de 10 anos está próximo de se tornar realidade em Ibirama. A necessidade de uma sede própria para a 2ª Companhia de Polícia Militar é uma demanda antiga no município, e após uma iniciativa do prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, os recursos foram assegurados para a nova edificação. Metade do investimento será feito por meio do Governo de Santa Catarina, e o valor restante será complementado por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Jerry Comper.
O acordo foi definido após reunião realizada na semana passada entre o prefeito, o deputado e o chefe da Casal Civil do Estado, Douglas Borba. “O recurso destinado pelo deputado Jerry poderia ser utilizado em qualquer outra área de Ibirama, e mesmo que a segurança pública seja uma responsabilidade do estado, optamos por aplicar este dinheiro na construção do novo quartel, pois foi mais um compromisso que assumimos no período eleitoral e que estamos cumprindo”, destacou.
O terreno para a construção do quartel foi repassado pelo Município ao Estado em 2009. Anos depois, conforme o prefeito, o governo estadual realizou três licitações que não tiveram empresas interessadas em executar a obra, pois o valor necessário para a edificação era maior do que o que estava sendo disponibilizado pelo poder público. “Desde que assumimos a prefeitura em 2017, fomos várias vezes à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e o projeto chegou a ser incluído no programa Pacto por Santa Catarina, mas, não foi executado”, relatou.
A partir de 2019, com a posse do atual governador, Carlos Moisés, o Município voltou a solicitar a execução da construção, que teve os recursos garantidos na última semana. “O projeto está em fase de finalização na SSP, para que em breve seja licitado”, explicou o prefeito.
Sede alugada
Atualmente a sede da 2ª Companhia do 13º Batalhão de Polícia Militar está localizada em um prédio alugado na rua Doutor Getúlio Vargas, no bairro Bela Vista, próximo a Udesc. Em entrevista ao Jornal Vale do Norte, o comandante da Companhia, Capitão PM Nilvo Pfleger, lembrou que o quartel já passou por vários endereços. “Volta e meia estamos nos mudando, precisamos de um espaço próprio. Nossa atual sede atende às necessidades, mas existem algumas situações que precisam ser melhoradas”.
Com a construção de um quartel, Pfleger ressalta que o projeto será específico para servir as demandas da instituição militar. Entre os ambientes que serão aprimorados está o atendimento ao público, que deverá ser dividido por seções como de trânsito e área técnica. A Polícia Militar também contará com espaço adequado para o setor financeiro e de almoxarifado.
“Devemos ter ainda espaços próprios para realização de cursos aos PMs, que são necessários para a atualização do nosso efetivo. Além disso, poderemos contar com uma área maior de alojamento, que em situações de necessidade de reforço no policiamento, poderá abrigar policiais para atuarem em todo o Vale Norte”, detalhou o capitão.
Com relação a localização, Pfleger afirma que o atual endereço se encontra em uma boa área da cidade, porém, com o quartel ao lado da Polícia Civil, os dois órgãos de segurança pública poderão ter uma aproximação ainda maior.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP