Com a previsão de queda de arrecadação e dificuldades no cenário econômico nacional, o município instituiu, por meio de Decreto Municipal, a redução dos salários do prefeito e do vice-prefeito em 30%, de secretários municipais e assessores em 15% e de demais cargos comissionados, 10%, mesmo percentual de redução das gratificações.
A medida deverá gerar uma economia de R$ 83.834,51 na folha de pagamento, recursos que serão alocados na área da saúde.
Segundo o secretário de Administração e Finanças de Ibirama, Fábio Fusinato, o valor pode não parecer tão significativo, pois Ibirama tem uma das menores faixas salariais em relação ao pagamento de agentes políticos e cargos comissionados. “Além disso, o município tem o menor número de cargos comissionados da história, o que acaba impactando diretamente no resultado final desta economia”, destacou.
Atualmente o município possui 38 servidores em cargos de comissão, sendo 10 deles servidores do quadro de efetivos mas que possuem função comissionada.
O Decreto é válido por dois meses e poderá ser prorrogado. “Durante este período faremos a análise da saúde financeira do município, e se necessário, poderemos prorrogar a medida até que tudo volte a normalidade”, finalizou o secretário.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP