O Badminton é uma modalidade esportiva que caiu nas graças dos ibiramenses. E para estimular a prática nas escolas, a Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, em parceria com o Consórcio Empresarial Salto Pilão (CESAP) e Ibirama Badminton (IBAD), realizou na última sexta-feira, 12, um curso de capacitação aos professores da rede municipal de ensino.
De acordo com o professor Pablo Schoeffel, durante a capacitação foram abordados temas como a introdução e regras básicas do esporte, história e organização do Badminton, técnicas básicas, como também, orientações para desenvolvimento da modalidade nas escolas. As atividades foram realizadas nas dependências da Escola Municipal Verônica Keil, no bairro Areado.
Além da capacitação, os professores participantes receberam itens para a prática da modalidade junto aos estudantes, sendo 12 raquetes, 42 petecas, 1 bolsa para guardar raquetes e duas redes. “Parte deste material é usado, mas estão em ótimas condições e serão reaproveitados na prática desse esporte nas escolas, estimulando a formação de novos atletas e a qualidade de vida dos alunos”, explicou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Marilene Collet Krause.
De acordo com Schoeffel, a modalidade tem se difundido muito em Ibirama e no restante do país, mas ainda possui muito espaço para ser popularizada. “Este projeto visa aumentar o número de escolas e alunos praticantes, capacitando professores e fornecendo materiais para as escolas. Neste momento de pandemia, a ideia é permitir a prática de uma atividade diferente, que tem uma grande adesão dos alunos e que pode ser realizada sem contato físico. Além disso, outro objetivo, em longo prazo é a captação de talentos, a fim de incorporar a equipe de rendimento do IBAD, que hoje já tem resultados em nível estadual, nacional e até internacional”, comemorou.
Além do CESAP, o projeto e todas as atividades do IBAD tem apoio da UDESC, Prefeitura Municipal de Ibirama e diversas empresas que acreditam e contribuem para a continuidade dos trabalhos.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP