Com objetivo de manter o fluxo de vacinação contra a Covid-19 ágil, seguro e eficiente, a Secretaria de Saúde de Ibirama definiu um cronograma de atendimentos na Sala de Vacinas localizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dieter Staudinger, no Centro. A medida também atende a disponibilização de vacinas por parte do Governo de Santa Catarina, que encaminha as doses específicas para a primeira e segunda dose, como também, para a terceira dose.
Aos sábados, a UBS estará voltada ao atendimento de pacientes que estão em busca das segundas doses, com horário de funcionamento entre 8h e 12h. Entre terças-feiras e sextas-feiras, as vacinações são voltadas às pessoas que buscam pela primeira dose, ou terceira dose (dose de reforço). Quem ainda não tomou nenhum tipo de vacina contra a Covid-19, pode procurar a UBS às segundas-feiras. Nos dias úteis, o horário de vacinação funciona entre 8h e 12h e das 13h às 16h.
Ao ser questionado sobre a possibilidade de se implantar o sistema de livre demanda durante todos os dias da semana, o coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde, Rafael Reinicke, explica que neste caso, corre-se o risco de perca de doses por conta da validade restrita dos imunizantes. “Os frascos abertos têm duração de 6h ou 8h, e se deixarmos por livre demanda, corremos o risco de perder doses por conta dessa validade restrita e o controle das doses aplicadas fica muito mais complicado”, explicou.
O coordenador lembra, ainda, que a Sala de Vacinas ainda atende a demanda das campanhas de imunização de rotina e, especialmente durante o mês de outubro, está em andamento a campanha de multivacinação, a fim de atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes do município.
Quem deve se vacinar?
Se o Agente Comunitário de Saúde de sua referência ainda não fez o agendamento da sua segunda dose, ou dose de reforço, fique atento aos intervalos que devem ser respeitados, conforme a marca da vacina que você recebeu.
Os imunizados com a Pfizer até 5 de agosto estão aptos a tomar a segunda dose. O mesmo ocorre com os imunizados com a Astrazeneca até dia 27 de julho e Coronavac até 9 de setembro. O reforço para os idosos com mais de 70 anos deve ser procurado pelos vacinados até o dia 30 de março.
Até esta quarta-feira, 13.327 pessoas receberam a primeira dose, 8.458, a segunda dose, 459 a dose única e 58 a terceira dose, ou dose de reforço.
Quem tiver alguma dúvida, pode entrar em contato com o telefone da Vigilância em Saúde, por meio do telefone 98825-1961.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP