(47) 3357 8500

Equipe do Saúde do Trabalhador atendeu 13 empresas no mês de abril

19/05/2022 09:16

A Secretaria de Saúde de Ibirama, por meio do Programa Saúde do Tabalhador, atendeu durante o mês de abril 13 empresas, contemplando cerca de 230 funcionários com ações de prevenção e promoção à saúde. As empresas atendidas, na grande maioria, foram do setor têxtil, sendo que a equipe multidisciplinar abordou temas como Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

 

De acordo com a fisioterapeuta, Camilla Vequi, os temas abordados são selecionados conforme diagnóstico levantado pela equipe do Saúde do Trabalhador, necessidades identificadas pelas empresas ou pré-definidos pelos profissionais de saúde. “No mês de abril levamos informações informações e orientações referentes a ergonomia no trabalho. No mês de maio estamos trabalhando as doenças cardiovasculares, sempre embasados em um diagnóstico das doenças que mais afetam os ibiramenses”, destacou.

 

As visitas da equipe às empresas ocorre todas as quintas e sextas-feiras, sendo possível o atendimento de até quatro empresas por semana. “Ao levar a equipe de profissionais de saúde até a empresa conseguimos trabalhar a prevenção de doenças e promover ações de saúde entre os trabalhadores, reduzindo o número de afastamentos por doenças e aumentando a produtividade”, destacou.

 

Os agendamentos podem ser feitos por meio do e-mail saudedotrabalhador@ibirama.sc.gov.br, ou pelo telefone/whatsapp (47) 98829-2792.

 

Maio é o mês de prevenção às doenças cardiovasculares

Com um diagnóstico baseado em informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), como também, um amplo estudo local, a equipe multidisciplinar do Programa Saúde do Trabalhador define os temas de atuação.

 

Segundo a OMS as doenças cardiovasculares são responsáveis por 31% dos óbitos no mundo. Destes, 85% são causados por infartos e acidentes vasculares cerebrais.

 

O enfermeiro da equipe, David Wiese, conta que entre 2010 e 2020, 410 ibiramenses morreram acometidos por doenças cardiovasculares, o que corresponde a 30,85% de todos os óbitos no período. “Considerando os dados é de suma importância que este assunto seja abordado de forma ampla e contínua”, argumentou.

 

O Programa Saúde do Trabalhador vai ao encontro da população em seu local de trabalho, abordando assuntos relacionados a saúde de forma dinâmica e interativa, informando e tirando dúvidas dos trabalhadores. “Entendemos que quanto melhor a saúde da população, melhor será sua qualidade de vida e sua relação com o trabalho”, finalizou o enfermeiro.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos - Equipe do Programa Saúde do Trabalhador

Download das fotos em alta resolução
Carregando