(47) 3357 8500

Ibirama estabelece metas para o futuro do setor turístico

28/09/2022 13:46

Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, celebrado no dia 27 de setembro, a Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Departamento de Turismo, reuniu empreendedores do trade turístico da região, como também, proprietários de estabelecimentos prestadores de serviços, para apresentação da nova Marca Terrirorial de Ibirama, do novo Plano de Marketing Turístico, como também, uma palestra voltada ao setor turístico da região.

 

A nova Marca Territorial, que determina a nova identidade visual do município, foi desenvolvida pela designer, Graziella Carrara, constultora credenciada ao Sebrae de Santa Catarina, que explanou aos participantes o processo de trabalho aplicado. A nova marca foi desenvolvida com base em pesquisas históricas e em redes sociais, como também, a definição de um diagnóstico histórico-cultural construído com agentes turísticos do município.

 

Entre os principais conceitos manifestados durante as pesquisas, e que embasaram a construção da marca, destaca-se o tradicional, identificado por meio da arquitetura histórica germânica, o acolhedor, por ser uma cidade receptiva e aconchegante, e também a natureza, exuberante em Ibirama. “Todo o trabalho de construção apontou para uma marca que represente os aspectos históricos da colonização alemã, a segurança e a comodidade de uma cidade receptiva e elementos naturais que remetam a aventura, confiança e dinamismo”, destacou Graziella.

 

Plano de Marketing traça futuro do setor turístico do município

O Plano de Marketing Turístico foi elaborado com o objetivo de identificar, conhecer e sistematizar a oferta turística do mercado, além de criar estratégias e ações de comunicação que posicionem o município como um destino reconhecido e desejado no cenário nacional.

 

O trabalho foi desenvolvido pela especialistas em turismo, Sílvia Nowalski, consultora do Sebrae, num processo que envolveu cinco fases, como planejamento, diagnóstico, plataforma de marketing, estratégias de marketing e plano de ação e implementação. “O Plano de Marketing Turístico contribui para o estabelecimento e consolidação de uma identidade de marca coerente com as ofertas do destino”, explicou Sílvia.

 

Entre os segmentos estratégicos a serem seguidos, foram identificadas potencialidades no turismo de aventura, ecoturismo, rural e histórico cultural. A consultora do Sebrae explica que Ibirama possui características que vão ao encontro das tendências do setor turístico pós-pandemia. “O Brasil foi eleito o melhor destino de turismo de aventura do mundo, de acordo com relatório anual feito pelo Us News & World Report. A posição de destaque, entre as 78 nações avaliadas evidencia o potencial brasileiro e coloca o país como destino ideal para a prática dessa modalidade”, explicou.

 

Com a conclusão do Plano de Marketing Turístico, foram definidas como metas o posicionamento da marca Ibirama no mercado turístico, tornar o município um destino turístico desejado no período de quatro anos, dar evidência aos empreendimentos turísticos do município, gerar renda ao empreendedor e fortalecer o turismo como um eixo econômico da cidade.

 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ibirama, Anderson Fozina Krüger, a definição da Marca Territorial e a construção do Plano de Marketing Turístico foram possíveis devido a consultoria do Sebrae de Santa Catarina, por meio do Programa Cidade Empreendedora. “Ibirama tem um grande potencial turístico, porém, precisamos profissionalizar o setor. Estas duas ações, desenvolvidas em parceria com Sebrae, permitirão que o município possa investir de forma assertiva no turismo da cidade, gerando renda a todo o trade, como também, o desenvolvimento econômico do município”, finalizou.

 

O evento contou ainda com a palestra da turismóloga, especialista em Turismo e Mestre em Desenvolvimento Regional, Raquel Giane Peixe, que abordou as melhorias que podem ser adotadas por empreendedores do ramo turístico para receber turistas.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Download das fotos em alta resolução
Carregando