Parte da vida de Francisca dos Anjos de Lima e Silva Hoerhann, esposa de Eduardo de Lima e Silva Hoerhann, inspirou o espetáculo Fanny, A Rainha da Cidade. As apresentações serão realizadas nos dias 7, 21 e 28 de novembro, sempre às 20h, no Teatro do prédio da Associação Hansahohe.
De acordo com a professora da Escola de Artes Cênicas de Ibirama e diretora do espetáculo, Silvana Cristóvão, a peça foi adaptada em livre criação, refletindo a realidade da vida de Francisca com pitadas de ficção. “A adaptação de Talita Garcia e Everton H. Girardi surgiu após a encenação da Paixão de Cristo. Por ser um texto relativamente extenso e com muitos personagens, fez-se necessária a redução dramatúrgica, adaptação e criação de frases, bem como a transformação de personagens. As mudanças foram efetuadas de modo cuidadoso, para que fosse preservada a essência da obra, sua ambientação e referências”, explicou.
Silvana destaca que os dramaturgos autorizaram a adaptação teatral, sendo que o documento consta nos arquivos do Departamento de Cultura de Ibirama.
Sinopse
Francisca dos Anjos de Lima e Silva Hoerhann, a Fanny, após abandonar Ibirama, seu marido e com ele os filhos, refez a vida em Brusque, montando uma peculiar “Casa de Tolerância”. “Mas Fanny, mulher forte, digna, lutadora, nunca esqueceu seu passado ao lado do “Pacificador”.
O elenco é formado por Alice Klock, Anna Gabriela Grabowski, Brenda Trentini Serna, Cleusa Arnicheski, Giovana Friedrich de Almeida, José Carlos Ponciano dos Santos, Josiane Teresinha Haas, Juliana dos Santos, Lucas Alberti da Costa, Marina Francisca Cabral e Venelando Dumke.
Fanny será interepretada pela atriz, Alini Oliani, que agradeceu a oportunidade. “Muito obrigada a professora Silvana e todo pessoal da Escola de Artes Cênicas. Representar parte da história de nossa cidade será uma grande honra. Fica o convite a todos para que possam prestigiar a peça, pois junto aos colegas temos nos dedicado muito para a apresentação de um grande espetáculo”, destacou.
As reservas devem ser feitas por meio do telefone 3357-4442. Os ingressos custam R$ 10 para o público geral, e R$ 5 para os que atendem aos critérios de meia-entrada.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP
Fotos: Bruna Andrade
Arte: Brenda Trentini Serna