Neste sábado, 13 de abril, será realizado em todo o Brasil o Dia D de vacinação contra a gripe. Em Ibirama, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Distrito de Dalbérgia, bairro São Miguel e Centro, estarão abertas entre 8h e 17h, sem fechar para o almoço.
Uma das novidades será a inclusão das PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde), onde as pessoas que tomarem a vacina terão direito a uma sessão de massagem. “As PICS envolvem diversas práticas complementares que vem apresentando bons resultados no tratamento de doenças específicas. Nosso objetivo é ampliar a divulgação das PICS junto à população e demonstrar a efetividade das terapias nos tratamentos”, destacou a enfermeira do Programa de Imunização do Município, Maria Clara de Borba Freitas.
Além disso, na segunda-feira, 15, será realizado o sorteio de duas sessões de massagem ofertadas pela Estética Montibeller e Grazi Massoterapia e Reiki. Quem quiser participar do sorteio deve buscar uma das unidades de saúde, fazer a imunização e preencher a lista de sorteio.
Quem não puder ir até as unidades de saúde neste sábado, poderá procurar as estas unidades durante a semana, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. A enfermeira explica que as vacinas poderão ser administradas em todas as unidades de saúde, porém, nas unidades que não possuem salas de vacinas é necessário fazer o agendamento. “As pessoas devem fazer o agendamento com os enfermeiros responsáveis com, pelo menos, um dia de antecedência. Esta medida é necessária para que as doses possam ser encaminhadas a esta unidade”, destacou.
Para receber a imunização, é necessária a apresentação do CPF e da caderneta para registro da aplicação e verificação de vacinas em atraso.
Quem tem direito à vacinação na rede pública:
- idosos com mais de 60 anos;
- crianças maiores de seis meses e menores de seis anos;
- gestantes;
- mulheres puérperas (até 45 dias após o parto);
- trabalhadores da saúde (devem apresentar o registro no conselho da categoria ou o último holerite para comprovação do exercício da profissão);
- professores das redes pública e privada (precisam apresentar o último holerite para comprovação do exercício da profissão);
- povos indígenas;
- adolescentes acima de 12 anos sob medidas socioeducativas;
- portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais (precisam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina).
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP