O município de Ibirama alcançou um espaço seleto na BNT Mercosul, uma das maiores feiras de Turismo da Região Sul, onde os atrativos turísticos do município foram expostos a um público de mais de 6,3 mil profissionais do ramo, durante evento realizado nos dias 25 e 26 de maio, no Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Ibirama, Anderson Fozina Krüger, explica que a participação foi possível graças a parceria firmada junto ao Sebrae de Santa Catarina. “De toda região do Alto Vale, o município de Ibirama fez parte de um grupo seleto formado por mais dois municípios, Rio do Sul e Ituporanga, na participação de uma das maiores feiras de Turismo do país. Foi uma oportunidade única para divulgar o que há de melhor em Ibirama, como também, fomentar o turismo em nossa cidade e região e estreitar contatos com agências de turismo e outros empreendedores do ramo”, destacou.
Ibirama é reconhecida por Lei Estadual como a Capital Catarinense do Turismo de Aventura. Porém, durante os anos, outros setores turísticos ganharam espaço no trade, principalmente em relação ao turismo rural e o aumento significativo de hospedagens.
O diretor de Turismo, Norberto Weinrich, o Neco, explica que a implantação do Programa Caminhos do Campo, em parceria com a Amavi, também tem estimulado o setor. “Por meio desses programas queremos agregar renda ao agricultor familiar dentro do ramo turístico. Ibirama é conhecida como a Cidade dos Belos Panoramas, e a participação do município em Feiras como a BNT Mercosul impulsiona o setor por meio de parcerias”, destacou.
O custo do estande foi subsidiado pelo Sebrae SC, sendo que o município ficou responsável pelo pagamento de despesas de alimentação e hospedagem dos servidores envolvidos no trabalho.
ABNT Mercosul
ABNT Mercosul, celebrou sua edição histórica de 30 anos. A organização da BNT Mercosul divulgou os números desta edição especial de 30 anos em coletiva de imprensa. Ao todo, mais de 6,3 mil profissionais participaram da feira, alta de 12% em relação a 2023. Mais de 360 marcas divulgaram seus produtos nos dois dias de evento, que contou com a participação de 150 operadoras, 251 cidades brasileiras e 50 cidades estrangeiras, de cinco países, sendo Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai.
Com 24 treinamentos em dois dias, a BNT Mercosul 2024 fechou com quase 2,9 mil agentes devidamente capacitados e cerca de 1,5 mil contatos nas rodadas de negócio.
“No ano passado tivemos a primeira edição pós-pandemia. Neste ano, a BNT Mercosul foi melhor do que a edição passada e será pior do que ano que vem, que acontecerá nos dias 30 e 31 de maio, no Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco. Nesta edição, tivemos mais agentes de viagens de Santa Catarina e trouxemos profissionais de todo o Brasil. A BNT não é um evento regional, mas nacional. E para nós, o termômetro do que foi a feira é a opinião do expositor”, disse o diretor da BNT, Geninho Góes.
Segundo ele, o mais importante é manter o profissionalismo e falar em nome dos agentes de viagens. “O mercado mudou muito. A questão hoje é o relacionamento. Queremos valorizar ainda mais o profissional da área de Turismo, então nunca esperem uma feira de quantidade, mas sim de qualidade, respeitando a qualificação e o investimento que os destinos e empresas realizam aqui. As rodadas de negócios, por exemplo, estiveram totalmente lotadas”, complementou o diretor da BNT.
Os números da BNT 2024
- Número de participantes: 6.363 (+12% em relação a 2023)
- Marcas expositoras: +360
- Representantes de operadoras: 150
- Cidades brasileiras: 251
- Cidades estrangeiras: 50
- Presença de profissionais de cinco países: Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai
- 24 capacitações nos dois dias
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP
Fotos: Divulgação