O CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais, é um instrumento de coleta de dados que permite conhecer melhor a realidade das famílias de baixa renda. Nele, são registradas informações como características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.
Desde 2003, o CaÚnico se tornou o principal meio para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, e também pode ser utilizado para a seleção em programas ofertados pelos governos estaduais e municipais. Por isso, ele funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas.
Atualmente, é obrigatório para a concessão dos benefícios como Programa Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.
Quem deve se cadastrar?
Todas as famílias que tenham renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar de até três salários mínimos.
Como se cadastrar?
O cadastro é feito pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. Depois de cadastrado, a equipe envia os dados para o Governo Federal que faz a análise das informações para o acesso da família aos diversos programas, desde que atenda aos critérios específicos.
Documentos para fazer o cadastro
É necessário apresentar os documentos (originais) abaixo de todos que residem na casa:
- CPF
- Carteira de identidade (RG)
- Título de eleitor
- Certidão de nascimento ou casamento (se houver)
- Atestado de Frequência Escolar de quem está estudando
- Talão de Energia Elétrica e Água
- Comprovante de Aluguel
- Comprovante de Renda (para Agricultor DAP – aposentados/pensionistas – extrato do banco do benefício)
Atualização do cadastro
As informações devem ser atualizadas a cada 12 meses, ou sempre que houver alterações nas informações (tais como renda, endereço, composição familiar, etc).
Atendimento
Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h – 13h às 17h
Rua Danilo Marchetti, 20 - Centro
Contato: (47) 3357-8530